domingo, novembro 20

Dia nosso.

Hoje, outro domingo teve um propósito especial de ser lembrado. Parte de meu Brasil comemorou o dia da Consciência Negra e a data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Acho estranho,no dia da  morte,  lembrar que a consciência existe seja ela que cor represente uma data. Para mim, Zumbi ainda vive na batalha interna de todo mundo que se prontifica a lutar contra o auto-preconceito, e dia 20 é justamente o dia oficial para não deixar morrer todo seu legado histórico.
A experiência de passar este dia no Quilombo de Santana e escutar a aula de Seu Miguel, com toda a simplicidade e respeito por sua cultura, fez com que eu o elegesse Mestre de uma oralidade que nenhum projeto governamental deve deixar sucumbir.
Seu Miguel levou-me a uma viagem no tempo em sua narrativa carregada de sabedoria, falou-me da fazenda que o tempo levou, dos senhores das terras que empregavam e não escravizavam seus trabalhadores, da igreja acima das montanhas e sua importância para as famílias que por lá se ajoelharam durante mais de duzentos anos.Transcendeu o passado respeitando o presente não permitindo que a especulação imobiliária devastasse sua história.
Seu Miguel é detentor do fruto-futuro de nossa libertação, é uma prova de que Zumbi dos Palmares realmente está vivo através da sua resistência em não transformar a comunidade num mercado turístico. Eu disse que Seu Miguel tem todo meu apoio em preservar o local, disse também que quem quiser que acampe por lá e deixe o verde limpo depois, também contei a ele que qualquer construção erguida, vai descaracterizar o cenário e que a única ESCOLA que tem lá é que deve ser palco anfitrião das iniciativas culturais e só.
Com a mesma atenção que o entreguei, sei que ele também me ouviu e muito me concordou. Fui embora sabendo que vou voltar, sai de lá com a consciência bem mais leve.

Elisa Carvalho

3 comentários:

Cláudio disse...

Elisa este Sr.Miguel já sofreu atentados por conta dos fazendeiros que invadiram as terras deles.Já li sobre este quilombo, quero ir com você na próxima vez se eu tiver por aqui.
Beijão
Cláudio

Gil disse...

Voce esta cada vez mais inquieta. SORTE NOSSA
Gil

Livia disse...

Elisa LUZ que não se apaga. Me levam com voce neste remanso.
Te amo 4ever
beijonoseucoração

Livia